Pesquisa personalizada

terça-feira, 14 de abril de 2009

Escolas têm prazo até dia 15 para informar sobre alunos

Termina na próxima quarta-feira, 15, o prazo para que as escolas públicas de educação básica informem ao Censo Escolar a situação dos alunos matriculados nos estabelecimentos. Após esse período, o sistema estará fechado. O Censo Escolar é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e serve como base para todos os programas de transferência direta de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os estados e municípios, como a merenda e o transporte escolar.

Os dados a serem fornecidos pelas instituições de ensino referem-se à movimentação (transferência ou abandono) e ao rendimento (aprovação ou reprovação) dos estudantes no fim do ano letivo de 2008. Essas informações são complementares ao Censo Escolar 2008, que coleta os dados até a última quarta-feira do mês de maio de cada ano. No entanto, os dados sobre movimentação e rendimento só são coletados no ano seguinte.

Ideb – Sem esses dados, o FNDE fica impossibilitado de calcular os valores que devem ser repassados para escolas, estados e municípios referentes aos programas Dinheiro Direto na Escola, da merenda e do transporte escolar, por exemplo. Além disso, o Ministério da Educação não pode determinar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, já que a taxa de aprovação ou reprovação faz parte do cálculo do índice.

O Ideb é divulgado a cada dois anos e expressa, em valores, os resultados mais importantes na educação, que são a aprendizagem e o fluxo escolar. As escolas que não informam ao MEC a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e, consequentemente, sem Ideb.

Para acessar o sistema e informar a situação do aluno ou verificar as informações já prestadas, o gestor deve entrar com seu login e senha na página do Educacenso.

MEC
Assessoria de Comunicação Social do FNDE



Nenhum comentário: