Os números do último Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) mostram que a rede pública de ensino básico continua longe de um nível razoável de qualidade. A maioria das escolas do ensino fundamental ficou estagnada. O ensino médio registrou uma pequena melhoria, mas continua aquém das metas anualmente estabelecidas pela Secretaria da Educação.
Criado há dois anos, o Idesp leva em conta os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, que mede o conhecimento de português e matemática dos alunos, e as taxas de aprovação, repetição e evasão em cada ciclo escolar - da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série, no ensino fundamental, e as três séries do ensino médio. O cálculo também inclui a quantidade de alunos na série correta para a idade em cada escola.
A partir deste ano, o Índice será utilizado como critério para definir o pagamento de prêmio por desempenho a professores e servidores da rede pública de ensino básico. Quando uma escola atinge as metas estipuladas pela Secretaria da Educação para o ano letivo, seus docentes e funcionários podem ganhar 2,4 salários de bonificação. Se ultrapassarem as metas, a bonificação é de 2,9 salários.
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