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segunda-feira, 11 de maio de 2009

'Escola só olha o próprio umbigo'

NO ESTADO DE SÃO PAULO DE 10/05/2009:

Instituições se preocupam demais com o programa e de menos com o aluno real na sala de aula

De volta ao ponto inicial

Pacote anunciado pelo governo de São Paulo prevê a criação de um curso de 4 meses e uma prova para todos os ingressantes no magistério da rede estadual a partir do próximo concurso público. A previsão é de que 60 mil vagas sejam abertas no próximo semestre.

Quando as deficiências do ensino médio são apresentadas à sociedade pelos fracos resultados do Enem, uma sensação de que há um imenso descompasso entre alunos, professores, governos e pais parece inevitável. São os jovens que estão desinteressados, é o mestre que está desmotivado, o governo que investe pouco ou os pais que estão alheios à vida escolar dos filhos?

A resposta da equação é uma mistura desses fatores. Mas para o pedagogo Lino de Macedo, professor titular de Psicologia do Desenvolvimento da USP e membro da Academia Paulista de Psicologia, o desencontro acontece mesmo entre as instituições de ensino e o aluno no ambiente escolar. "A escola está voltada para o próprio umbigo, não olha para o aluno real, que está na sala de aula, e não tenta compreendê-lo", explica.

Para promover esse encontro - desejado por todos, mas alcançado por poucos -, Macedo, que foi um dos cinco formuladores do Enem, acredita que aproximar o conteúdo programático do cotidiano do jovem é uma das soluções possíveis. "Os adolescentes nunca escreveram tanto, na internet principalmente, mas nunca escreveram tão mal", sublinha o educador, que é autor de Ensaios Pedagógicos - Como Construir uma Escola para Todos? (Artmed), entre outros. Essa disposição em entender garotos e garotas parte de professores preparados e integrados à ideia da interdisciplinaridade, que, infelizmente, são minoria. "Nesse sentido, iniciativas como a de divisão das disciplinas em grandes áreas e a de oferecer uma escola para professores talvez não sejam suficientes. Mas são um caminho."

íntegra no clipping do Todos Pela Educação

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