Qual é o principal problema que você encontra na sala de aula? Toda vez que essa pergunta é feita (em pesquisas com professores), alguns temas sempre surgem entre os mais votados: falta de motivação dos alunos, falta de participação dos pais, falta de infraestrutura e, claro, a famosa indisciplina. Na escola pública ou na particular, nas séries iniciais do Ensino Fundamental ou nos últimos anos do Médio, ela pode até apresentar-se de forma diferente, mas nunca deixa de ser uma preocupação para os gestores e a equipe docente. Tanto é assim que já virou quase um chavão afirmar que a indisciplina é uma das causas (senão a principal) do fracasso escolar brasileiro.
Será mesmo? Sob a coordenação da redatora-chefe, Denise Pellegrini, e do editor Ricardo Falzetta, NOVA ESCOLA passou os últimos dois meses ouvindo especialistas para discutir essa questão. E a apuração realizada pela editora Beatriz Vichessi e pelos repórteres Anderson Moço e Thais Gurgel mostra claramente que, hoje, a indisciplina é muito mais um ref lexo dos problemas enfrentados por nosso sistema educacional – é sintoma, não causa.
O que a reportagem mostra, para ficar na metáfora da área médica, é que a indisciplina não é um problema pontual, que se resolve com um remédio já conhecido (algo como engessar o braço para fixar um osso quebrado). Ela está mais para uma doença crônica, que se manifesta de diversas maneiras e nem sempre pode ser totalmente curada, podendo voltar a aparecer a qualquer momento. Combatê-la, portanto, exige pensar além de fórmulas mágicas – exige mudar hábitos, rever posturas e, numa abordagem que tem um toque psicanalítico, colocar-se como parte da questão. O essencial é chegar às verdadeiras causas, que incluem enxergar o que a escola está oferecendo a todos os alunos, para fazer com que a indisciplina deixe de ser esse enorme fantasma que assombra nossas salas de aula e se torne o que de fato é: uma manifestação natural das crianças e jovens, que pode e deve ser controlada.
Um grande abraço,
Gabriel Pillar Grossi
Diretor de Redação
Pesquisa personalizada
sábado, 10 de outubro de 2009
Indisciplina - Causa ou sintoma?
Da carta do editor da REVISTA NOVA ESCOLA EDIÇÃO 226 OUTUBRO/2009;
Marcadores do post:
Indisciplina
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário