Pesquisa personalizada

domingo, 29 de março de 2009

Índios do Nordeste se reúnem para discutir educação escolar

Eles reivindicam que União seja responsável pela educação das etnias.
Encontro em setembro deve definir novo sistema de educação indígena.

Do G1, com informações do Globo Rural

Índios do Nordeste estão reunidos em Caucaia (CE) para discutir a educação escolar indígena. A conferência reúne índios de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará. Ao todo, são 200 participantes.

Veja o site do Globo Rural

Além dos povos indígenas, representantes da Fundação Nacional dos Índios (Funai), do Ministério da Educação (MEC), de universidades e organizações indigenistas também participam da discussão das propostas.

A educação escolar indígena é determinada por lei. O problema, segundo a Funai, é que a maioria dos estados não consegue atender às necessidades de cada etnia. Por isso, uma das principais reivindicações é que a própria União garanta a educação escolar para os povos indígenas de todo o país.

Edilene Truká, representante dos indígenas de Pernambuco, diz que oferecer uma educação específica e de qualidade é a única forma de preservar a tradição dos povos. “O ideal seria o país pensar na sua diversidade, quem são os povos indígenas, como pensam e como se organizam, qual a estrutura de cada povo”, diz.

A conferência termina nesta sexta-feira (27). Outras 15 serão realizadas até o início do segundo semestre. Em setembro, um encontro nacional em Brasília deve definir um novo sistema de educação indígena para todo o país.

Nenhum comentário: