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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Seminário paulista de formação de professores da educação básica


Evento da SEE-SP faz um balanço sobre a política de formação de professores. Assista aos debates do seminário aqui no site da Rede do Saber.


Nos dias 17 e 18 de novembro, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo realizou um balanço analítico das medidas normativas e institucionais sobre formação de professores, criadas desde a LDB, em 1996, até os dias de hoje.

Durante o seminário, foram discutidos temas como a formação inicial no Brasil; as alternativas para entrada e iniciação na carreira; a experiência do CEFAM e das Instituições Superiores de Educação; o quadro legal e normativo da formação no país; a Escola de Formação de Professores de São Paulo; entre outros.



Assista aos debates:

DIA 17 DE NOVEMBRO

- Formação inicial: EUA, UE e Argentina
Coordenadora: Vera Cabral
Apresentadora: Paula Louzano
Debatedora: Lic. Graciela Susana Lombardi

Para assistir o vídeo, clique aqui.


- Formação inicial no Brasil: resultados de investigação
Coordenadora: Iara Prado
Apresentadora: Bernadete Angelina Gatti
Debatedora: Eunice Dhuran

Para assistir o vídeo, clique aqui.


- Alternativas para entrada e iniciação na carreira (EUA, Inglaterra e Chile)
Coordenadora: Maria Alice Carraturi
Apresentadora: Ana Gabriela e Teca Pontual
Debatedora: Maria Ines Fini

Para assistir o vídeo, clique aqui.


- Experiências paulistas: CEFAMs e Instituições Superiores de Educação
Coordenadora: Francisco José Carbonari
Apresentadora: Rose Neubauer
Debatedora: Ghisleine Trigo

Para assistir o vídeo, clique aqui.


DIA 18 DE NOVEMBRO

- Quadro legal e normativo da formação no Brasil
Coordenadora: Maria Auxiliadora Seabra Rezende
Apresentadora: Maura Bolfer
Debatedor: Arthur Fonseca Filho

Para assistir o vídeo, clique aqui.


- Política nacional de formação inicial e continuada
Coordenadora: Luiz Carlos Menezes
Apresentador: Representante do MEC/CAPES
Debatedora: Mariza Abreu

Para assistir o vídeo, clique aqui.



REDE DO SABER

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