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quinta-feira, 5 de março de 2009

Instrução Conjunta Cenp/DRHU, de 4-3-2009 - Processo de Seleção de Professor responsável pela Sala ou Ambiente de Leitura nas Escolas

O Coordenador da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e o Diretor do Departamento de Recursos Humanos - DRHU, nos termos da Res. SE 15/09, publicada no D.O. 19/02/2009, tornam públicas as seguintes instruções referentes ao Processo de Seleção de Professor responsável pela Sala ou Ambiente de Leitura nas Escolas da rede estadual de ensino:


1. Dos requisitos para o Preenchimento da Função


a) Possuir vínculo docente junto à Secretaria de Estado da Educação, com experiência docente na rede estadual de ensino de, no mínimo, 3 (três) anos.


b) Ser portador de diploma de licenciatura plena, preferencialmente, em Letras.


c) Encontrar-se, preferencialmente, na condição de readaptado, com rol de atividades compatível com as atribuições a serem desenvolvidas.


2. Do Perfil


O docente, no desempenho de suas funções como responsável pela Sala de Leitura, deverá propor e executar ações inovadoras e criativas de acordo com a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar que incentivem a leitura e a construção de canais de acesso a universos culturais mais amplos. Para tanto, é imprescindível que o docente indicado para essa função:


a) Seja leitor assíduo, tenha gosto pela leitura, mantendo se sempre informado e atualizado por meio de Jornais e Revistas;


b) Conheça e demonstre estar inserido nas atividades do cotidiano escolar;


c) Domine programas e ferramentas de Informática.


3. Das Inscrições


a) o candidato poderá se inscrever apenas em uma Unidade de Ensino.


b) As inscrições serão realizadas diretamente na escola onde será implantado o Programa, conforme relação e endereço das 500 escolas contempladas na fase 1, objeto do Anexo 1 desta instrução.


c) a inscrição será efetuada no período de 9 a 13/03/09, em ficha específica elaborada pela direção da escola, que deverá conter as seguintes informações: Diretoria de Ensino, Unidade escolar/CIE, Nome do docente, RG , RSPV, endereço e telefone para contato, endereço eletrônico, e ser instruída com cópia do último hollerith.


4. Da Seleção


Para fins de seleção, serão considerados:


a) Projeto de trabalho elaborado nos termos da Res.SE 15/09 D.O.E 19/02/09 que deverá contemplar: Identificação, Público Alvo, Justificativa, Objetivos, Ações, Estratégias, Período de realização e Avaliação.


b) Entrevista com o candidato à Sala de Leitura, sobre o Projeto de Trabalho apresentado, a ser realizada até 23/03/09.


5. Dos critérios de seleção e de classificação a) para fins de seleção, serão consideradas as avaliações decorrentes da entrevista, a pertinência e adequação do Projeto, e o atendimento aos quesitos para o preenchimento da função.


b) a classificação atenderá preferencialmente o docente readaptado, desde que atendidas as demais exigências. Para fins de classificação, serão considerados o Projeto de Trabalho apresentado e a Entrevista que serão avaliados por Comissão constituída pelo Diretor da Escola, Professor Coordenador da Unidade Escolar e Supervisor de Ensino.


6. Da divulgação do resultado O Diretor da Escola encaminhará à Diretoria de Ensino para divulgação, a relação dos candidatos selecionados, até 27/03/2009.


7. Da Designação


O Diretor da Escola deverá providenciar, até 05(cinco) dias após a divulgação da relação dos docentes selecionados, a publicação da Portaria de Designação do profissional que irá exercer a função de Professor responsável pela Sala de Leitura.

ANEXOS


Anexo 1- Relação das escolas contempladas na primeira etapa –VER DOE DE 05-03-09- PAG-38-39

Anexo 2- Sugestão de Referências Bibliográficas para elaboração do Projeto de Trabalho.


ANEXO 1 - RELAÇÃO DE ESCOLAS -VER DOE DE 05-03-09- PAG-38-39

PRIMEIRA FASE

ANEXO 2


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO

-

I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS (Também disponíveis em páginas da Internet)

AIDAR, Flávia dos Santos; ALVES, Januária Cristina. Jornal na escola. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI).

Disponível em:

http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-jornal_na_escola.pdf


JORGE, Linice da Silva. Roda de histórias. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI). Disponível em:

http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-roda_de_historias.pdf


MORAN, José Manuel. O vídeo e a TV na educação. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI). Disponível em: http://www.educação.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-video-e-tv.pdf


PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleitbiblio.pdf


PIERUCCINI, Ivete. Memória e educação. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI). Disponível em:

http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-memoria-educação.pdf


PIERUCCINI, Ivete. Pesquisa escolar. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI). Disponível em:

http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-pesquisa-escolar.pdf


SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Ensino de Língua portuguesa nas séries iniciais: expectativas de aprendizagem. São Paulo: SEE, 2008.

Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/

SIGS-CURSO/sigscFront/default.aspx?SITEID=25&SECAO-ID=610


SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Ensino de Matemática nas séries iniciais: expectativas de aprendizagem. São Paulo: SEE, 2008.

Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/

SIGS-CURSO/sigscFront/default.aspx?SITEID=25&SECAO-ID=610


SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Propostas curriculares da SEE para Ensino Fundamental e Médio. São Paulo: SEE, 2008.


Arte: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Ciências: Ensino Fundamental Ciclo II.

Educação Física: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino médio.

Geografia: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

História: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Língua Estrangeira Moderna - Inglês: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Matemática: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Biologia: Ensino Médio. Filosofia: Ensino Médio. Física: Ensino Médio. Química: Ensino Médio

Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/

SIGS-CURSO/sigscFront/default.aspx?SITEID=25&SECAO-ID=595


VERDINI, Antonia de Souza; OBERG, Silvia. Literatura infantil e juvenil e práticas de leitura. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI).

Disponível em:

http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-leitura infantil_juvenil.pdf


II – OBRAS QUE TRATAM DA LEITURA NA ESCOLA e DA FORMAÇÃO DE LEITORES


BARBOSA, J. Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1990.

CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1999.(Aprender a ensinar com textos, 3).


FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.


GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.


LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1999.


MARTINS, M. Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1982.


MICHELETTI, Guaraciaba (Coord.). Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Aprender e ensinar com textos,

4).


PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.


SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1995.


III - OBRAS QUE TÊM COMO TEMA A LITERATURA INFANTO- JUVENIL


BRANDÃO, Helena Nagamine (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Aprender e ensinar com textos, 5).


CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1988.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

LAJOLO, Marisa. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 1988.

SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 2000.

SOUZA, Malu Zoega. Literatura juvenil em questão: aventura e desventura de heróis menores. São Paulo: Cortez, 2001.

EXTRAÍDO DE
www.cpp.org.br
Link: CADERNOS - REBI

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